Carré de Cordeiro Elegante

Considerada uma das carnes mais nobres, o Carré de Cordeiro é uma carne macia, suculenta saborosa e com alto valor nutricional: é rica em minerais, como cálcio, fósforo e ferro, assim como uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e proteínas. É apreciada no mundo todo como um corte nobre e valorizado.

Mas, você sabe exatamente o que é o Carré de Cordeiro? Pode-se chamar de “cordeiro” uma ovelha com até um ano de idade, período no qual a carne é mais tenra. O Carré é um corte feito perpendicularmente à coluna vertebral do animal, incluindo as costelas. Essa parte do animal é equivalente ao “filé mignon”, ou seja, um dos cortes mais nobres, porém com um diferencial: ao contrário do Filé Mignon, criticado por seu sabor suave, o Carré de Cordeiro tem um sabor marcante.

É evidente que uma carne macia e saborosa como esta é ideal para ser assada na grelha e apresentar aos seus convidados. É uma opção de carne macia com sabor exótico e sofisticado. Seu preparo é muito simples, observados alguns cuidados básicos, não tem erro.

Tempere a peça inteira, com os ossos. Por ter um sabor forte, a carne de cordeiro pede condimentos mais marcantes, como alho, alecrim, tomilho e pimenta do reino. Se quiser um sabor ainda mais marcante, é possível marinar a peça em limão por duas horas.

Depois de temperada, é preciso proteger os ossos do calor da churrasqueira. Para isso, use folhas de papel alumínio/laminado. Como os ossos de carré de cordeiro são muito finos, eles precisam ser protegidos do calor, caso contrário podem queimar, carbonizar e até se desfazer, comprometendo o sabor da carne.

Envolva apenas os ossos que estão para fora da carne com a folha de alumínio e eles estarão preservados do calor. Depois, é só colocar a carne na brasa e deixar assando, sempre com a pontinha dos ossos protegidos.

Inicialmente, coloque a parte do osso para baixo. Quando a carne estiver com uma crosta marrom, tostada, é hora de virar o Carré e deixar tostar o outro lado. O tempo de preparo total não costuma demorar mais de 20 minutos, mas, claro, varia conforme o tamanho da peça e da intensidade do calor da brasa.

Quando estiver pronto, retire a carne da brasa e só depois retire a folha de alumínio. Deixe descansar por pelo menos cinco minutos, para assentar os líquidos, de modo a que eles não escorram no prato no momento de cortar a carne, já que eles são os grandes responsáveis pelo sabor e suculência.

Só depois corte, entre um osso e outro, criando porções individuais do carré que podem ser saboreadas até mesmo com as mãos, segurando pelo ossinho. Pode apostar, vai ser um sucesso!

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC