Churrasco em Apartamento
(com carvão de verdade!)

É possível fazer churrasco em apartamento, sem incomodar os vizinhos e sem apelar para grill, grelha elétrica ou churrasqueira elétrica, que não reproduzem o verdadeiro sabor do churrasco no carvão. Saiba como!

Para fazer um churrasco com sabor original de churrasco você só precisa de uma panela de ferro fundido bem alta (pelo menos 8cm de altura) e bem larga (pelo menos 30cm). Importante: tem que ser ferro fundido, pois além dos benefícios que o material gera é o único resistente o bastante para suportar o calor que o processo vai gerar.

Encha a panela de carvão e leve-a ao fogo, no próprio fogão. Quando o carvão virar brasa, graças ao aquecimento da chama do fogão, coloque uma grelha na boca da panela e acomode a carne. Depois, basta tampar a panela, para evitar excesso de fumaça pela casa. Por baixo da tampa, a carne irá cozinhar na brasa do carvão.

O carvão vira brasa apenas com o calor do fogão. Há quem prefira, além da chama do fogão, acender o carvão dentro da panela para acelerar o processo. Não recomendamos, pois acendendo o carvão podem surgir labaredas que vão atrapalhar o preparo da carne. Como já vimos aqui, uma carne bem preparada se assa na brasa, não no fogo.

O sabor fica similar ao de uma churrasqueira convencional, a fumaça é atenuada pela tampa da panela e, se existir, pelo exaustor da cozinha. Além disso você gasta muito menos carvão do que um churrasco convencional e não precisa se agachar ou curvar as costas quando for mexer na carne. Também economiza luz, pois churrasqueiras elétricas consomem muita energia.

Produz fumaça? Sim, claro, mas não tanto quanto você imagina. Não vai infestar sua casa de fumaça. Se quiser minimizar esse problema, basta escolher carnes magras como o filé-mignon, já que o maior gerador de fumaça é a gordura da carne pingando sobre o carvão. Caso prefira carnes mais saborosas, você pode lidar com a fumaça removendo parte da gordura ou vedando a cozinha do resto dos quartos.

Obviamente não é viável fazer um rodízio no seu apartamento, com dez tipos diferentes de carne e em grandes quantidades, mas esta técnica permite que você consiga carne com sabor do verdadeiro churrasco em qualquer refeição, gastando pouco tempo e pouco dinheiro.

Etiquetas: ,

Desenvolvido por Agência BMC