Churrasco Light

Com a chegada do verão aumenta a preocupação com a estética. Muitas pessoas desejam emagrecer ou melhorar seu condicionamento físico nesta época do ano e um dos primeiros passos para isto é controlar a alimentação, priorizando comidas mais saudáveis. Pensando nestas pessoas, hoje vamos ensinar a fazer um churrasco light, que pode ser saboreado sem culpa.

A primeira coisa que você deve fazer é servir saladas como acompanhamentos, servidas preferencialmente antes das carnes, assim funcionarão como um aperitivo que saciará a fome sem comprometer a boa forma. Abuse das folhas, pois contem fibras, que dão sensação de saciedade. Uma boa sugestão é colocar os ingredientes separados e cada convidado monta a salada em seu prato, a seu gosto. Os mais radicais vão se restringir às folhas, os mais flexíveis podem inserir carboidratos como cenoura, batata e milho.

Como já vimos aqui é possível criar uma grande variedade de espetinhos. Caso seu público seja light, você pode fazer espetinhos de legumes assados na brasa com as mais diversas combinações. É um ótimo tira-gosto que, além de ser muito saudável, não tem muitas calorias. Você pode servir molhos feitos com maionese light ou cream cheese como base, ou, em caso de dietas mais radicais, azeite de oliva com ervas e alho.

Quando falamos do churrasco em si, ou seja, das carnes, a primeira dica é investir em peixes brancos e peito de frango como opções no lugar de carnes vermelhas. Você não está proibido de servir carne vermelha, porém, as estrelas do churrasco tem que ser o peixe o peito de frango, que contém menos gordura.

Para assar o peixe sem que ele grude na grelha existe um truque muito fácil: corte farias finas de limão e coloque-as lado a lado, forrando a grelha como se fossem um tapete. Depois, coloque o peixe por cima das fatias de limão, assim ele não entrará em contato com a grelha e não grudará. Além de evitar que o peixe grude e facilitar na hora de virá-lo, o limão também deixará um sabor suave que harmoniza muito bem com esta carne.

O peito de frango pode ser temperado a gosto, mas, considerando o público alvo, opte por condimentos naturais como alho, alecrim ou pimenta do reino. Se preferir, pode cortar o peito de frango em filé e coloque-os na grelha já temperados. O único cuidado que você deve ter é com o ponto do peito de frango, seja ele inteiro, seja na forma de filé. Por ser uma carne menos gordurosa, ele pode ficar ressecado se passar do ponto, por isso ele precisa de atenção constante.

Caso queira servir carne vermelha, dê preferência a carnes mais magras, como a alcatra, fraldinha, maminha ou, se não conseguir desapegar da picanha, uma boa picanha sem a gordura. Fuja de carnes gordas como costela, cupim e linguiças.

Para finalizar, nada impede que seja servida uma sobremesa. Já vimos aqui uma receita de banana assada e aproveitamos para deixar mais uma dica de sobremesa saudável: abacaxi fica muito gostoso ao ser assado em rodelas na grelha com um pouco de canela.

Churrasco e dieta saudável podem conviver em harmonia, mostre sua versatilidade e prepare um delicioso churrasco light!

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC