Churrasco no Verão

Verão é uma ótima época do ano para fazer churrascos: nada como um dia ensolarado para um evento que geralmente é realizado ao ar livre. Porém, o verão brasileiro pode trazer temperaturas elevadas, então, alguns cuidados são necessários.

Antes de mais nada, vamos falar no churrasqueiro, pois é ele quem mais sofre com as altas temperaturas. Por estar próximo do fogo, transpira mais e pode ser também que fique exposto ao sol. Por isso, a necessidade de hidratação é constante: água, água de coco ou uma bebida isotônica são os melhores amigos do churrasqueiro em dias quentes. Beba muito líquido durante o churrasco, mesmo que não sinta sede. E, se possível, se proteja do sol como puder: um toldo, um boné, protetor solar, etc.

Agora é hora de pensar nos alimentos. No calor, qualquer alimento tende a deteriorar de forma mais rápida. Assim, o cuidado tem que ser redobrado. A menos que você receba a carne no dia do churrasco tudo tem que estar impecavelmente refrigerado e limpo. Nem pense em deixar carnes fora da geladeira, descongelando de um dia para o outro. Evite alimentos que não reagem bem ao calor, como maioneses, por exemplo.

Os convidados também merecem uma atenção especial no verão, principalmente aqueles que gostam de consumir bebidas alcoólicas. É que o álcool cria uma combinação que favorece a desidratação no organismo: diminuí a produção de um hormônio antidiurético (isso faz com que a pessoa precise fazer xixi com mais frequência), atrapalhando a absorção de água pelo intestino e elevando a pressão arterial (ou seja, fazendo suar mais). Por isso, a perda de líquidos é mais rápida quando se bebe e, somada ao calor do verão, pode causar desconfortos.

O segredo é manter a hidratação dos convidados entre um copo de cerveja e o outro. Uma boa solução e deixar uma jarra com água e gelo em cada mesma, assim você se certifica que os convidados tem esse “lembrete” de beber água o tempo todo à sua frente. Mas você também pode servir como acompanhamento alimentos ricos em água, como pepino, alface e rabanetes, assim, ajuda a pessoa a se hidratar enquanto ela come.

Se houver uma piscina, certamente a procura será grande. Você pode improvisar colocando uma bandeja em uma boia redonda, para deixar sempre alguma carne à disposição de quem está na piscina, mas lembre-se de cortá-la em pedaços pequenos, que possam ser colocados de uma única vez na boca. 

Caso a área no entorno da churrasqueira esteja muito quente, você pode jogar água fria no chão, isso vai ajudar a reduzir a temperatura, tornando o trabalho do churrasqueiro menos penoso. Ingerir alimentos que reduzam a temperatura corporal, como bebidas ou alimentos gelados também costuma gerar um alívio imediato.

Sabendo lidar, o calor é um bom aliado no seu churrasco. Cuide bem de você, da sua carne e de seus convidados.

Etiquetas: ,

Desenvolvido por Agência BMC