Como verificar o ponto da carne antes de cortar

Cortar a carne para verificar seu ponto é um erro muito comum, que prejudica o resultado final do seu churrasco. Como já vimos aqui, ao manter a carne selada e os líquidos e seu interior, ela fica mais suculenta e saborosa. Cortando a carne ainda na grelha, estes líquidos se perdem e não chegam ao prato. O resultado é uma carne menos macia e com menos sabor. Por isso, vamos ensinar formas de descobri o ponto da carne sem precisar cortá-la.

O primeiro passo é o cuidado ao selar a carne, ou seja, coloca-la para assar em um fogo adequado e esperar que crie uma crosta que mantenha os líquidos do lado de dentro. Não fure a carne, não a aperte nem corte, manter estes líquidos do lado de dentro é o que vai garantir sabor e maciez. Quando a carne já estiver selada, ou seja, quando sua coloração externa já estiver marrom, você pode realizar o teste para verificar seu ponto, lembrando que o teste não deve ser feito com objetos que perfurem a carne.

Você pode descobrir o ponto da carne sem cortá-la através de algumas dicas muito simples. Literalmente: está nas suas mãos. É possível verificar o ponto da carne pela sua consistência, comparando com a consistência da sua mão. Pressione a carne e observe a consistência. Agora use sua mão como referência para comparação.

Comece com a mão aberta. Se a consistência da carne estiver similar à consistência da “almofadinha” da sua mão” (parte mais fofinha, abaixo do polegar, próxima ao pulso) ela está mal passada. Agora encoste seu polegar no dedo indicador e pressione novamente a mesma área, se a carne estiver com essa consistência, ela está mal passada quase ao ponto. Junte o polegar com o dedo médio e pressione novamente a região, se a carne estiver com essa consistência, ela estará ao ponto. Junte o polegar com o dedo anelar e pressione mais uma vez a região inferior, se a carne estiver com essa consistência, está ao ponto quase bem passada. Para finalizar, junte o polegar com o dedo mínimo e pressione mais uma vez a região, se a carne estiver com essa consistência, ela estará mal passada.

É um método que requer alguma prática mas, uma vez aprendido, pode ser utilizado em qualquer lugar, com facilidade e sem gastar dinheiro. Pratique até assimilar qual é a consistência da carne em cada ponto e em poucas semanas você será capaz de dizer o ponto de qualquer carne sem cortá-la.

Uma segunda opção é comprar um termômetro para carnes, que é introduzido na peça e mede sua temperatura interna, fornecendo dados mais precisos sobre o ponto da carne: até os 49° a carne está mal passada, até os 60° está ao ponto e dos 70° para cima está bem passada. Os preços variam muito conforme a marca do termômetro, mas, no geral, são bem acessíveis. Ideal para churrasqueiros eventuais, que não tem tanta prática.

A principal vantagem do termômetro é a precisão, pois ele te permite conseguir pontos exatamente iguais em todos os churrascos, enquanto que o método da mão permite apenas permite uma estimativa aproximada. A desvantagem é que você terá que gastar dinheiro e o termômetro permite apenas a mensuração do ponto em uma peça de carne, sendo necessários vários termômetros se você estiver assando diversas peças ao mesmo tempo.

Não importa o método, verificando o ponto da carne sem cortá-la você garante um churrasco macio e saboroso. Faça o teste, você vai se surpreender com o resultado.

Etiquetas: , ,

Comentários (3)

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por Agência BMC