Contrafilé marinado na cerveja

Cerveja é uma paixão nacional, por isso, além de colocar ela no seu copo, sugerimos que coloque também na sua carne!

A cerveja harmoniza muito bem com carnes vermelhas, podendo ser usada para marinadas ou para fazer molhos. Para esta receita, vamos utilizar o contrafilé, um corte de ótima relação custo-benefício: saborosa, suculenta e com preço muito acessível.

Corte uma peça de contrafilé em bifes altos e grosso (aproximadamente dois dedos ou 4cm de altura) e tempere a gosto. Sugerimos alho, cebola, azeite, mas você também pode usar molho shoyu, pimenta do reino ou qualquer outro condimento de sua preferência. Só não coloque o sal, pois a carne salgada com muita antecedência perde sua maciez.

Deixe a carne descansar com os temperos para que absorva o sabor. O tempo de descanso varia, de acordo com o quanto você quer que o sabor dos condimentos seja acentuado: para um sabor mais forte, espere por duas horas. Quanto menor o tempo, mais suave será o sabor. Para um sabor discreto, bastam dez minutos.

Depois, coloque os bifes em um recipiente de vidro e despeje uma lata de cerveja (de preferência clara) por cima. Deixe marinar por aproximadamente 20 minutos em temperatura ambiente, virando os bifes para que ambos os lados absorvam o sabor da cerveja: dez minutos de cada lado bastam.

Retire os bifes da cerveja e jogue sal grosso por cima e leve à churrasqueira em fogo médio, mas com a grelha bem aquecida. Como a carne está cortada em bifes, ela cozinhará mais rápido que uma peça inteira, então, tome cuidado para não deixar passar do ponto.

Você saberá que é hora de virar os bifes quando a parte de cima, a que não está em contato com a grelha, começar a sangrar. Isso deve demorar, em média, entre 5 a 10 minutos. Aí é hora de virar os bifes para selar o outro lado. Importante: nunca fure ou espete os bifes, vire sempre com uma pinça, para que eles não percam os líquidos internos, assim você não vai comprometer o sabor e maciez.

Uma vez que a carne estiver pronta, retire da grelha e deixe-a descansar por pelo menos cinco minutos antes de cortar, para que os líquidos se assentem em seu interior. Seu contrafilé na cerveja está pronto para servir!

Com esta receita simples você consegue um sabor totalmente diferente e sofisticado para o seu contrafilé, não deixe de experimentar, é simples, fácil e rápido de preparar.

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC