Costela Recheada

A Costela Bovina é um corte muito saboroso e apreciado em churrascos, porém, costuma sempre ser servido da mesma forma. Que tal inovar e oferecer a seus convidados uma segunda opção? Uma boa costela recheada une carne e acompanhamentos em um prato só e é fácil de preparar e servir!

A costela pode ser dividida em duas “partes”: costela de ripa, com ossos maiores e mais largos, na transversal e a costela ponta de agulha, com ossos mais finos e mais gordura. Ambas podem ser utilizadas para preparar este prato. Se forem desossadas o manuseio será mais fácil.

Tenha em mente que a costela, depois de preparada, perde cerca de 30% do seu peso, pois contém muita gordura, que derrete durante o preparo. Então, muitas vezes, aquele pedaço que parecia enorme encolhe depois de pronto. Em média, um evento com amantes de costela costuma consumir 600g de costela por pessoa. Isso vai te ajudar a mensurar a quantidade para a receita, conforme o número de convidados do seu churrasco.

O preparo é muito simples: após remover os ossos, unte a carne com manteiga, nos dois lados, o de dentro (onde vai ficar o recheio) e o de fora. Depois, tempere a carne, no lado de dentro, ou seja, o lado onde estavam os ossos. Os temperos clássicos, que não tem erro, são cebola, alho, sal e pimenta, mas nada te impede de ousar e usar pimentão, alecrim, mostarda, limão, molho de tomate ou quaisquer outros temperos da sua preferência.

Agora recheie a costela, colocando os ingredientes por cima do tempero. O recheio fica a seu critério, pode ter desde linguiças e bacon até legumes, tudo depende do público alvo. Uma boa combinação para receitas mais “gordas” é linguiça, bacon, farofa e provolone. Para receitas mais “magras”, sugerimos cenoura, tomates, batata ou mandioca temperados.

Depois, basta enrolar a costela como um tapete, fazendo um rolinho, de modo a que os ingredientes fiquem do lado de dentro. Se não ficar firme, você pode amarrar o rolinho com uma linha limpa. Envolva em três camadas de papel alumínio e leve à grelha.

Como a costela bovina é composta por fibras longas, você vai precisar de um tempo maior de preparo. O tempo exato dependerá do tamanho da costela, mas tenha em mente que o prato precisa de algumas horas na grelha e lembre-se de virar a costela ao menos uma ou duas vezes durante o preparo.

Quando a costela estiver quase pronta, remova o papel alumínio e deixe assando por mais 15 minutos de cada lado, para finalizar o prato. Pronto, sua costela já pode ser servida!

Um bom churrasqueiro não apenas conhece cortes e ponto da carne, ele também sabe prepara-la de diversas formas diferentes. Monte sua receita de costela recheada e crie uma marca registrada para o seu churrasco!

Etiquetas: ,

Desenvolvido por Agência BMC