Fraldinha: gostosa e barata!

A Fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Ela recebeu esse nome devido à sua localização: fica próxima à virilha do animal, como se fosse uma pequena fralda. O corte também é conhecido como “bavette d’aloyau” (francês), “vacio” (espanhol) ou “thin flank” (inglês). Às vezes, no Brasil, também recebe o nome de “aba de filé”.

Seu peso fica em torno de um quilo. É fácil de identifica pelo formato: o corte é mais alto no começo, com três centímetros, e vai afinando do meio para o fim da peça.

Este corte tem pouca concentração de gordura na carne. Nela, a gordura se concentra em uma camada externa, mantendo-se magra no interior, o que a torna um corte excelente para quem está fazendo dieta, seja por motivos estéticos, seja por questões de saúde.

Além disso, é uma carne com excelente sabor e custo reduzido, o que a torna uma excelente relação custo-benefício para servir no seu churrasco. Para que seu churrasco seja bom, bonito, saudável e barato basta observar algumas dicas de preparo.

A Fraldinha, seja na sua versão comum ou maturada deve ser assada inteira ou, no máximo, cortada em tiras grossas, pois, por não possuir muita gordura entremeada, pode ressecar com facilidade em tiras finas. Pelo mesmo motivo, é preciso tomar certos cuidados com a temperatura e o tempo pelo qual se vai assar a carne: é um dos piores cortes para se servir bem passado. A recomendação é que se sirva esta carne mal passada ou ao ponto.

Para evitar o ressecamento, uma das formas recomendadas de preparar a Fraldinha no seu churrasco é com ajuda de papel alumínio e manteiga. Deixe a peça à temperatura ambiente. Derreta 100g de manteiga e misture com o condimento de sua preferência. Recomendamos alho, que harmoniza muito bem com o sabor da carne, ervas finas, pimenta do reino, chimichurri ou apenas sal grosso. Porém, nada impede de ousar e prepara-la com temperos exóticos.

Depois basta fechar o papel alumínio em torno da carne, de modo a que vede por completo, evitando que ela perca seus líquidos. O tempo que ela deve ser levada à grelha dependerá do tamanho da peça, porém é fácil verificar o ponto da carne sem precisar cortá-la, pela sua maciez, como já ensinamos aqui.

Quando ela estiver mal passada, retire a peça da churrasqueira e espere alguns minutos antes de cortar e servir, para que os líquidos se redistribuam no interior da carne, garantindo maciez e suculência.

Com esta receita de papel alumínio você elimina o principal risco de problemas no preparo da Fraldinha e garante um corte de valor acessível e excelente qualidade no seu churrasco.

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC