Hambúrguer na churrasqueira

Preparar hambúrguer na churrasqueira é uma tarefa fácil, porém, alguns pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no resultado final, tornando seu hambúrguer inesquecível.

Muito se discute sobre a melhor carne para fazer hambúrguer, mas a verdade é que não existe “a carne” certa. Muito pelo contrário, fazer uma mistura de carnes pode tornar o sabor mais interessante: fraldinha, acém, coxão duro ou até mesmo picanha, só depende do gosto do churrasqueiro. Monte sua combinação, pois o determinante não é a carne, e sim a proporção de carne e gordura.

Para obter o melhor sabor, o ideal é que o hambúrguer seja 80% de carne e 20% de gordura. Para ter controle desta proporção, você não deve comprar a carne já moída, e sim inteira. Separe a gordura da carne e monte uma mistura onde o peso final seja 80% carne e 20% gordura. Agora sim você pode moer, com a certeza que conseguiu a melhor matéria prima.

Caso não disponha de tempo para realizar uma medição tão precisa, opte por três tipos de carnes: uma bem gordurosa (como peito bovino, por exemplo), uma bem saborosa (como acém) e outra mais consistente (como patinho). Se for possível, procure moer a carne duas vezes, isso ajuda no resultado final.

O tamanho médio para uma carne de hambúrguer é de aproximadamente 150g. Pese em uma balança de cozinha vários bolinhos de 150g e depois, utilizando uma forma redonda (pode ser um aro usado para fritar ovos ou até mesmo a boca de um copo grande), molde o hambúrguer conforme o tamanho do pão que você irá utilizar (geralmente em torno de 10cm), deixando-o com aproximadamente 2cm de altura, compactando a carne, para remover o ar entre as fibras, evitando que ele inche ou quebre quando for levado à grelha.

Dica: ao moldar a carne, mergulhe as mãos em água gelada de tempos em tempos, isso vai evitar que ela cole nos seus dedos. Não salgue a carne com antecedência, isso a desidrata e pode deixar seu hambúrguer ressecado. Hambúrguer se salga apenas quando já está na churrasqueira. Uma vez modelados, leve os hambúrgueres à geladeira apenas para resfriar, mas nunca congele, isso cria cristais de água entre a carne, interferindo no sabor.

Como já vimos aqui a carne não deve ser colocada diretamente nas labaredas, então, a primeira providência é acender o fogo e só colocar o hambúrguer na grelha quando houver uma brasa avermelhada, programe-se para acender o fogo com cerca de 30 minutos de antecedência, para ter certeza de que ele estará no ponto certo.

Espalhe os hambúrgueres pela grelha e, só então, tempere com sal e pimenta. Quando a parte de baixo do hambúrguer estiver selada, vire-os sem cortar ou furar, isto deve levar aproximadamente 3 minutos. Coloque sal e pimento do outro lado e, se desejar, cubra o lado já assado com algum queijo de sua preferência. Quanto mais gordura o queijo tiver, mais rápido derreterá. Queijos como o cheddar derretem rápido, já queijos brancos costumam demorar mais tempo.

Quando estiver pronto, retire o hambúrguer da churrasqueira e deixe-o descansar por alguns minutos antes, assim, se ele soltar líquidos, estes não encharcarão o pão. Para garantir mais sabor e crocância, sele o pão na churrasqueira: corte ao meio e passe manteiga nos lados de dentro, deixando as metades repousarem na brasa, como se estivesse preparando um pão na chapa. Depois que o lado de dentro do pão estiver crocante e selado, coloque o hambúrguer, assim não existirá o risco de um pão mole e molhado, e a manteiga realçará o sabor do sanduiche.

Agora é só complementar com adicionais a seu gosto: bacon torrado, cebola assada, pimentão, alho, molhos ou o que mais desejar. Você pode até disponibilizar estes extras para que os convidados acrescentem a seu gosto, permitindo que cada um personalize deu hamburguer. Com esta base de carne bem assada e pão selado qualquer hambúrguer será um sucesso!

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC