Linguiça para todos os gostos

Linguiça é um aperitivo que não pode faltar em nenhum churrasco. Graças à variedade de tipos e sabores, ela tem o poder de agradar aos mais diversos gostos.

A linguiça pode ser preparada com todos os tipos de carne: além da carne bovina, também temos linguiça de porco, carneiro e frango. Para os aventureiros, existem sabores mais exóticos, como galinha d´angola, frutos do mar e avestruz. Tem linguiça até para os vegetarianos, em versões com carne de soja, grãos e ervas.

Existem também as linguiças mistas, preparadas com mais de um tipo de carne. Geralmente as linguiças mistas são uma mistura de carne bovina com suína. Mas não devemos confundir linguiça com salsicha, que também é feita com carne bovina e suína: salsicha é um produto cozido e processado com um percentual fixo de carne suína e bovina. No caso das linguiças, tipos e quantidades estão liberadas ao gosto do churrasqueiro, que pode inclusive preparar sua própria linguiça de acordo com seu gosto.

As linguiças podem ser frescas, ou seja, vendidas da forma como foram preparadas, com todos os ingredientes crus. Também podem ser curadas, onde a carne não é cozinhada e sim conservada utilizando ingredientes como sal e açúcar. Também podem ser defumadas, que passam por um processo de cozimento por fumaça, como é o caso do paio e da calabresa.

Para churrasco, a mais popular é a Linguiça Toscana, uma linguiça curada, feita com carne de porco temperada. Como o próprio nome já diz, ela nasceu na região de Toscana, na Itália, onde a culinária é pautada em condimentos mais suaves (ao contrário da Calábria, onde nasceu a linguiça calabresa, extremamente condimentada e apimentada). Sua popularidade se deve, em parte, a este sabor mais suave que costuma agradar a todos os públicos e harmonizar bem com qualquer tipo de condimento ou acompanhamento: desde pão até saladas ou farofa.

Uma opção para quem não come carne vermelha é a linguiça de frango, que tem sabor mais suave e uma consistência diferente das outras linguiças. Mesmo não sendo um produto totalmente liberado para quem está de dieta, costuma ter menos calorias do que as outras linguiças, então, não deixa de ser uma boa opção para quem está preocupado com saúde e boa forma.

A Linguiça de Pernil é composta de carne suína e tem um sabor marcante. Ideal para aperitivos pelo sabor e pela consistência, uma vez que pode ser cortada em fatias finas sem que se despedace ao cortar.

Mas, além da escolha correta do produto, a habilidade do churrasqueiro também conta para que uma boa linguiça seja servida.

Caso a linguiça esteja congelada, descongele-a lentamente na geladeira, não na temperatura ambiente. Nunca coloque as linguiças na churrasqueira muito próximas umas das outras, formando um bloco, pois é indispensável que a fumaça e o calor possam alcançar a todas de modo uniforme. Após prontas, devem ser consumidas em, no máximo duas horas, caso contrário devem ser refrigeradas. E, muito cuidado após manusear linguiças cruas, lave muito bem as mãos com água e sabão para não correr o risco de contaminar outros alimentos.

Como seu tempo de preparo costuma ser mais curto do que o de uma peça de carne, as linguiças, servidas com acompanhamentos ou como simples aperitivos, são a melhor estratégia para entreter seus convidados enquanto se espera pelo tempo de preparo adequado das demais carnes.

Etiquetas: , , , , ,

Desenvolvido por Agência BMC