Molho Barbecue Show de Bola

Um dos molhos mais conhecidos para churrasco é o molho Barbecue. Ele é tradicional dos EUA e é tão apreciado que seu próprio nome, “Barbecue”, significa “churrasco” em inglês.

Tradicionalmente era um molho utilizado para carne de porco, principalmente costelas. Porém hoje é utilizado para todo tipo de carnes, inclusive a bovina, e até mesmo carnes mais suaves, como frango. Pode ser utilizado puro, ou em conjunto com outros condimentos.

Ao contrário dos brasileiros, os americanos não costumam adicionar o molho depois que a carne está pronta, eles pincelam a carne com o molho Barbecue enquanto ela está assando, diversas vezes, em várias camadas ao longo do preparo.

De fato, a melhor forma de usar o molho Barbecue é ir pincelando a carne conforme ela vai assando, assim seu sabor agridoce penetra na carne e é ressaltado pelo defumado do churrasco.

Existem dezenas de marcas que oferecem o molho pronto no mercado, mas você pode preparar seu molho Barbecue em casa, dando um toque especial, personalizado, conforme sua preferência.

A receita base consiste em 2 colheres de sopa de azeite de oliva, uma cebola ralada, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de molho inglês, 1 colher de sopa de vinagre, 1 xícara de chá de molho de tomate, sal e pimenta a gosto.

A partir dessa receita base, você pode acrescentar ingredientes do seu agrado, como por exemplo, alho, cebola, alecrim e outros.

O segredo para aquele aspecto caramelizado é refogar a cebola no azeite e depois acrescentar os outros ingredientes e deixar ferver até encorpar. O açúcar mascavo vai garantir a coloração escura, o caramelizado e o sabor agridoce.

Este molho é tão versátil que você pode utilizá-lo até mesmo em saladas, batata-frita, sanduiches ou qualquer outro alimento que harmonize bem com seu sabor agridoce. Ele pode ser servido quente ou frio, já misturado aos alimentos ou à parte.

Existe uma versão Barbecue “White”, ou seja, branca, mais suave, para servir com carnes como frango e peixe. Nesta versão o molho tem como base a maionese, misturada com suco de limão, vinagre, mostarda, mel, alho e sal e pimenta a gosto. Por ser mais suave, esta versão é ideal para crianças.

Também existe uma versão Barbecue Spice, ou seja, mais apimentada, para servir com carnes de sabor mais forte, onde se acrescenta a pimenta de sua preferência no preparo. Quando mais forte o sabor da pimenta, maior a ardência do molho.

Não importa a sua preferência, o molho Barbecue combina com qualquer churrasco.

Etiquetas: , , ,

Desenvolvido por Agência BMC