Monte o seu espetinho

Todo mundo conhece o espetinho tradicional de churrasco, que alterna carne com cebola, pimentão ou queijo. O espetinho é um clássico mal aproveitado! Seu formato rápido de assar e fácil de comer fazem dele um ótimo coringa no seu churrasco, que certamente merece mais atenção e variedade.

Por ter a carne e demais ingredientes cortados em pedaços menores, o espetinho fica pronto muito mais rápido do que as peças de carne assadas inteiras. É ótimo para entreter os convidados enquanto as carnes principais não ficam prontas. Além de prático, é versátil, permitindo que o churrasqueiro brinque com alimentos, mostrando sua criatividade. E, muitas vezes, o espetinho pode te salvar de problemas…

Crianças famintas podem se tornar temperamentais, nem sempre a fome de uma criança espera até que uma peça de carne esteja assada, então, invista nos espetinhos infantis! O ideal é que estes espetinhos sejam feitos com pedaços ainda menores, de modo que a criança possa comer sozinha no palito ou que possa ser retirado do palito direito para um prato para que ela belisque sem precisar da ajuda de adultos. Molhos mais simples, como catchup ou maioneses podem ser disponibilizados à parte para complementar.

Escolhas mais palatáveis como uma carne macia ou até pedacinhos de peito de frango alternados com cubinhos de batata e ovinhos de codorna, por exemplo, podem equivaler a uma refeição da criança. Para um espetinho mais lúdico, alterne cubinhos de pão de forma com cubinhos carne e queijo, formando mini hambúrgueres ou com salsicha, fazendo mini cachorro-quente.

Para os adultos é possível ousar mais nos ingredientes. Uma boa carne permeada por cogumelos de diversos tipos é uma excelente combinação. É possível ousar mais nos molhos servidos à parte, por exemplo, disponibilizando molho pesto ou mostarda com mel. Ousar na carne é uma boa estratégia, você pode optar por espetinhos de carne de cordeiro com batata e molho barbecue ou de hortelã. Carne de porco fica ótima com qualquer molho agridoce e harmoniza bem com abobrinha, berinjela ou, para os mais ousados, com bacon e abacaxi.

Espetinhos salvam até no caso de convidados vegetarianos. É possível montar belos espetinhos apenas com legumes e verduras. Uma sugestão é o apelo visual: criar um espetinho colorido em degradê, colocando dois ou três alimentos de cada cor, seguidos por outros de cor parecida. Você pode começar com três porções de alimentos vermelhos (como tomate cereja) e ir migrando para outras cores, sempre colocando pelo menos duas ou três porções de cada cor: laranja (cenoura) amarelo (batata), verde (pimentao), roxo (beterraba), branco (cebola). É possível montar muitas combinações em degradê e estes espetinhos ficam muito atraentes, certamente eles vão parar no Instagram dos seus convidados. Harmonizam bem com azeite de oliva e alho ou molho vinagrete, até as crianças vão querer comer legumes!

Não se preocupe, todos os molhos citados aqui podem ser adquiridos prontos em supermercados, seu único trabalho será acomodar os ingredientes no espetinho! Vá além, invista em espetinhos fora do comum, eles certamente farão sucesso e serão um diferencial no seu churrasco!

Etiquetas: , ,

Comment

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por Agência BMC