Picanha Invertida

A picanha costuma ser a estrela do churrasco brasileiro, então, nada mais justo do que prestigiar esta carne e aprender a prepara-la de diversas formas. Uma picanha fatiada qualquer pessoa consegue servir no seu churrasco, mas poucos saberão apresentar esta receita: Picanha Invertida.

A Picanha Invertida nada mais é do que uma peça de picanha virada do avesso e recheada ao gosto do churrasqueiro. O diferencial está na capa de gordura da picanha, que normalmente fica do lado de fora, mas nesta receita passará para o lado de dentro, derretendo lentamente e dando um sabor diferente ao recheio, que ficará molhadinho e saboroso.

Para executar esta receita, é importante escolher uma boa peça de picanha, sem furos, sem falhas na gordura e que realmente seja picanha. Você também vai precisar de alguma habilidade com a faca: pegue uma peça inteira de picanha e insira uma faca de ponta fina horizontalmente no meio da peça. A ideia é abrir um vão no meio da picanha, como se ela fosse um envelope.

A peça tem que continuar inteira, você deve apenas fazer um grande corte do lado de dentro, de modo a que possa “vestir” a picanha na sua mão, como uma luva de cozinha. Estenda o corte até onde conseguir, desde que não faça furos na peça e que não a abra por completo, conforme imagem abaixo.

Agora basta enfiar sua mão com cuidado, como se fosse uma luva, e puxar por dentro a extremidade mais fina, até inverter a picanha, o movimento é simples, como se estivesse desvirando uma meia que está do avesso. A parte da gordura ficará para dentro.

Através da abertura que ficou, você pode rechear sua Picanha Invertida a gosto: queijo, alho, cebola, palmito, tomate cereja, bacon, linguiça, cebola, batata, cenoura, abobrinha… vale tudo! Qualquer recheio ficará com sabor delicioso ao assar na gordura da picanha sem correr o risco de ficar ressecado.

Depois de rechear, tempera a carne a gosto, e feche a abertura da picanha para que o recheio não caia durante o preparo. Você pode fechá-la colocando alguns palitos de churrasco ou costurando com uma linha grossa. Embrulhe a Picanha Invertida em papel alumínio e coloque na churrasqueira.

O tempo de preparo varia conforme o tamanho da peça. Quando ela estiver no ponto que você deseja retire-a do fogo e remova o papel alumínio. Coloque-a novamente na churrasqueira, até que a parte de fora adquira aquela crosta marrom. Pronto, agora é só cortar e servir!

Além de ser um prato delicioso e diferente, a Picanha Invertida é um prato “infinito”, pois basta variar o recheio que você consegue a cada churrasco uma nova opção.

Etiquetas: ,

Desenvolvido por Agência BMC