Quanta carne eu preciso para um churrasco?

É comum encontrar sites com “calculadoras” automáticas de quanta carne é necessária por pessoa em um churrasco, mas… será que essa conta é realmente tão simples?

Normalmente o consumo de carne médio por pessoa é de 500g por adulto e 250g por criança, mas existem uma série de fatores importantes que este cálculo mágico e automático não leva em conta e que podem te fazer passar vergonha na hora do seu churrasco. Por isso, hoje vamos ensinar uma forma mais assertiva de calcular a quantidade de carne por convidado.

Um churrasco não é uma refeição comum, onde todos se sentam à mesa, comem e se levantam. Churrascos podem durar muitas horas, até mesmo um dia inteiro, logo, dependendo do tempo de DURAÇÃO, funcionarão como almoço e jantar, sendo necessário contabilizar a quantidade correspondente a duas refeições para cada pessoa. Então, sempre se pergunte quanto tempo aproximadamente seu churrasco vai durar, para entender se ele deve equivaler a uma ou a duas refeições. Se equivaler a duas refeições, é necessário dobrar a estimativa de carne.

Os convidados também precisam ser analisados de forma individual. Crianças comem menos que adultos, geralmente metade da quantidade de carne. Por isso, sempre verifique a IDADE da sua lista de convidados e reduza a quantia pela metade no caso de crianças.

Outra coisa que não é levada em conta por cálculos automáticos é o tipo de CARNE. Alguns tipos de carne sempre fazem mais sucesso do que outros, é difícil ver um churrasco onde a picanha não tenha mais demanda do que o contra-filé por exemplo. Então, um cálculo de kg de carne por pessoa não basta para assegurar que todos os convidados serão bem servidos com os cortes que desejam. Analise o perfil dos seus convidados e priorize os cortes que terão mais saída.

Você também deve pensar na quantidade de ACOMPANHAMENTOS que serão servidos. Em um churrasco com vários tira gostos como linguiças, coração de frango, pão de alho e outros, certamente consumirão menos carne. Seguindo o mesmo raciocínio, quanto mais guarnições seu churrasco tiver, menor tende a ser a quantidade necessária de carne.

Sem preconceitos, mas homens e mulheres não costumam comer da mesma forma. Normalmente, por questões físicas/biológicas, mulheres comem menos que homens. Então, levar em conta o SEXO dos convidados na hora de calcular a quantidade de carne pode fazer toda a diferença para uma escolha mais assertiva.

Então, literalmente decores estas DICAS:

Duração do churrasco (se equivaler a duas refeições, dobre a quantidade)
Idade dos convidados (reduzindo a estimativa de consumo para crianças)
Carnes (priorizando as favoritas dos convidados)
Acompanhamentos (quanto mais guarnições e tira gostos, menos carne)
Sexo do convidados (reduzindo a estimativa de consumo para mulheres)

Pronto, com estas DICAS você garante que seu churrasco atenderá perfeitamente a todos os convidados!

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC