Recordes de churrasco

Sempre falamos da qualidade do churrasco, mas hoje o foco é a quantidade. Durante anos churrasqueiros do mundo todo vem competindo para tentar realizar o maior churrasco. Você sabia que o maior churrasco do mundo, atualmente reconhecido pelo Guinness Book, é brasileiro?

Este recorde já pertenceu ao Uruguai quando, em 2008, na cidade de Montevideo, assaram 12 toneladas de carne. Posteriormente, foram desbancados pelos argentinos quando, em 2011, na província de La Pampa, assaram mais de 13 toneladas de carne para 20 mil convidados. Em apenas 40 minutos todas as carnes foram servidas. Para conseguir bater este recorde, foi solicitada até ajuda dos militares argentinos, que colaboraram na pesagem e na distribuição das carnes.

O peso das carnes cruas que serão assadas é o critério utilizado pelo Guinness Book para definir o maior churrasco, já que depois do preparo este peso diminuí, pois a carne perde líquidos e fica mais leve. Assim, em todos esses eventos, foi necessário pesar toda a carne crua antes do preparo. No caso do churrasco argentino, foram utilizados 13.713 quilos de carne crua, mas, depois de assados, viraram 9.132 quilos de carne ingeridas.

Hoje, o maior churrasco do mundo é brasileiro, da cidade de Cascavel, no Paraná, comandado pelo churrasqueiro Paulo Picanha, que serviu mais de 16 toneladas de carne! Também é do Brasil o recorde de churrasco mais longo da história, com oito dias de duração e 15 toneladas de carne, realizando em Nova Bréscia, Rio Grande do Sul.

Menção honrosa para as Filipinas que, em 2014, fez a maior grelha do mundo, com 8 quilômetros de comprimento. Não era exatamente um churrasco, pois foram assados apenas peixes, mas não deixa de ser um evento grandioso. Todo o ano vários churrasqueiros tentam superar este recorde.

O Brasil não detém apenas os recordes de maior e mais longo churrasco, também receberam o título pelo churrasco mais alto do mundo, realizado em São Paulo, a 28 metros de altura. Para conseguir servir este churrasco foram utilizadas técnicas de rapel: o evento contou com uma mesa de 20m de comprimento e foi degustado do começo ao fim nas alturas.

O recorde de maior hambúrguer do mundo vai para Toronto, no Canadá, com 268 quilos, o equivalente a 2.360 sanduiches normais. A carne deste hambúrguer era tão grande que foi necessário utilizar um sistema de empilhadeiras para virá-la durante o preparo.

A maior vaca do mundo, chamada Blossom, também é canadense. Ela é da raça Holstein e mede 1,93m de altura. Mas seus donos já informaram que não tem chances dela entrar para os recordes relacionados a churrasco, Blossom é como um membro da família e não há qualquer intenção de assá-la.

Este ano, brasileiros pretendem quebrar novamente o recorde de maior churrasco do mundo. Estamos na torcida!

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC