Risoto de Churrasco

O Risoto é um prato típico italiano, feito à base de arroz. Que tal adaptá-lo ao paladar brasileiro e preparar um Risoto de Churrasco? Este prato é ótimo para o dia seguinte, para aproveitar a carne que foi cozinhada porém não foi consumida no churrasco!

A base da receita consiste em refogar os condimentos de sua preferência na manteiga, normalmente cebola e alho, como se fosse preparar um arroz comum, porém, se você quiser ousar, pode acrescentar outros condimentos, como ervas finas, salsa, cebolinha ou alecrim.

Depois de refogar os temperos manteiga acrescente o arroz, preferencialmente o do tipo arbóreo, que é próprio para risotos. Refogue por poucos minutos mexendo sempre. Agora é hora de acrescentar algum líquido à sua receita, para dar ao risoto aquele toque molhado: pode ser polpa de tomate diluída em água, pode ser vinho diluído em água, pode ser caldo de carne diluído. Sua criatividade é o limite. O importante é que o líquido cubra por completo o arroz e que harmonize com o tipo de carne que você escolher.

Enquanto o arroz cozinha em fogo baixo e tampado, pegue a carne que sobrou do churrasco, pique em cubos e refogue com o tempero de sua preferência em óleo quente por poucos minutos. Risoto vai bem com carnes mais magras, como o Filé Mignon, mas também fica muito bom com Picanha ou Filé de Costela. Em uma versão mais light, harmoniza muito bem com frango, especialmente peito, por seu sabor suave. Dica: teste também esta receita com linguiças já assadas na grelha cortadas em cubos, fica uma delícia!

Quando o arroz estiver quase pronto, ou seja, quando a água estiver quase evaporada, jogue a carne na panela e misture, deixando cozinhar por mais alguns minutos, assim o sabor da carne é transferido para o arroz. Importante: o líquido não deve secar totalmente, a proposta do risoto é que o arroz fique molhadinho. Se perceber que o líquido vai evaporar antes do arroz ficar macio, acrescente mais.

Se quiser, além da carne, acrescente outros itens que sejam do seu agrado: cenouras cozidas, pimentão, cogumelos ou qualquer outro complemento cujo sabor combine com a carne escolhida.

Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por alguns minutos antes de servir, ajuda a realçar o sabor dos condimentos escolhidos. Normalmente o risoto é servido com queijo parmesão por cima, que derrete quando entra em contato com o arroz, ainda quente. Mas você também pode optar por pimenta, cebolinha, salsinha, alecrim ou qualquer outro condimento cujo sabor queira dar destaque.

Pronto, você tem um prato delicioso para aproveitar toda a carne que não foi consumida no seu churrasco!

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC