Saiba escolher os melhores acompanhamentos

A estrela de todo churrasco é a carne, porém, os acompanhamentos também tem um papel importante, ajudando a realçar o sabor de diferentes cortes. Mas, para isso, é necessário escolher acompanhamentos que harmonizem em sabor e na digestão com as carnes que serão servidas.

Como o foco principal do churrasco são as carnes, ou seja, proteína, o ideal é que os acompanhamentos não sejam focados em proteínas, para que harmonizem com a carne sem competir com ela. Assim, acompanhamentos baseados em proteínas, como por exemplo, salada de atum não são indicados.

Carboidratos são uma boa escolha. Uma dieta balanceada deve conter pelo menos 50% de carboidratos em sua composição. A maior parte dos acompanhamentos tradicionais é composta basicamente por carboidratos: arroz, salada de batata, pão e farofa, por exemplo. Proteína e carboidrato são uma combinação de sucesso.

Saladas são bem vindas, sobretudo em locais de clima quente. Também são uma ótima opção para pessoas que estão preocupadas com ganho de peso, pois são uma opção light que harmoniza bem com a proteína. Porém, caso deseje que seu churrasco se torne uma refeição, é indispensável a presença de vários carboidratos, um churrasco acompanhado apenas por saladas não vai gerar tanta saciedade.

O clima pode ser levado em conta para pensar nos acompanhamentos. Climas frios pedem acompanhamentos mais calóricos, enquanto climas quentes favorecem acompanhamentos frescos e leves. Alimentos como salada de batata, que leva maionese, podem não resistir por muito tempo nas altas temperaturas de um churrasco ao ar livre no verão.

O tempo que você terá para preparar estes acompanhamentos também deve ser levado em conta. Folhas precisam ser lavadas, cortadas e temperadas, enquanto que arroz é de rápido preparo. Acompanhamentos que possam ser adquiridos congelados são boas opções, pois poupam tempo ao churrasqueiro, permitindo que ele dedique mais tempo à carne e até mesmo a seus convidados ou à sua família.

Condimentos também podem ser acompanhamentos e você não precisa ficar no clássico molho à campanha. Diversos tipos de sal podem ser disponibilizados, assim como molhos ou ervas, para que cada convidado dê seu toque pessoal à sua carne. Como vimos aqui o churrasco clássico é condimentado apenas com sal grosso. Eventualmente pode ser interessante que os convidados tenham acesso a novos sabores e possam customizar a carne conforme suas preferências.

Um acompanhamento clássico é o pão de alho, por ser uma combinação ideal de carboidrato e tempero reunidos em um só alimento. Pode ser consumido puro ou acompanhado de carnes e linguiças, realçando seu sabor. Quando assado na grelha, seu sabor fica ainda melhor. Como pode ser adquirido congelado, além de versátil, poupa tempo ao churrasqueiro.

A função do acompanhamento, como o próprio nome já diz, é acompanhar o prato principal, que é a carne. Assim, nada que ofusque seu sabor ou que sacie totalmente os convidados será um bom acompanhamento. Por isso, o acompanhamento ideal é o alimento que possa ser consumido com a carne e que atue de forma coadjuvante, como complemento, realçando seu sabor.

Etiquetas: , , , , ,

Desenvolvido por Agência BMC