Sobremesa: Banana Assada

A estrela de todo churrasco é a carne, e é sobre ela que falamos na maior parte dos nossos textos e receitas. Porém, um pequeno detalhe costuma ser esquecido na hora de organizar o evento: a sobremesa. Se você serviu os aperitivos assados na grelha e o prato principal assado na grelha, nada mais justo que a sobremesa também seja feita na churrasqueira. Sorvete como sobremesa de churrasco? Você pode fazer melhor…

Nossa sugestão de hoje é boa, bonita e barata. Se você estava pensando em servir o clássico sorvete de sobremesa, saiba que mais alguns minutinhos e pouco investimento você pode servir algo muito melhor: banana Split na grelha.

O preparo é muito simples: basta pegar bananas inteiras, ainda com a casca (bem fechada, sem furos ou falhas) e colocar na grelha para assar. Quando um lado estiver bem escuro, vire a banana com um pegador (sem perfura-la) e deixe o outro lado assar até escurecer. Quando a banana estiver toda preta por fora, corte uma abertura ao longo da fruta com uma faca, como se fosse um zíper que abre a banana de ponta a ponta. Não descasque a banana, apenas faça essa abertura.

Dentro dessa abertura, jogue o seu toque pessoal à sobremesa: cubinhos de chocolate, pedacinhos de marshmallow, caramelo, açúcar, Nutella ou o que desejar. Quando o ingrediente derreter, misture delicadamente com a banana amolecida. Deixe cozinhar um pouco mais, até que ela fique na consistências desejada. Há quem prefira a banana bem mole, quase que como uma mousse, há quem prefira ela mais inteira. Questão de gosto.

Depois, retire da grelha e coloque em um prato, com casca e tudo, deixando a abertura exposta para que as pessoas retirem o “recheio” da banana com uma colher. Agora sim, use aquele sorvete, mas como complemento para sua banana, colocando uma ou duas bolas ao lado. O contraste de temperaturas da banana quente com o sorvete gelado torna o prato ainda mais interessante.

Vale até jogar algumas castanhas ou amendoim picado por cima. Se for servir a uma criança, é um diferencial que rende cliques para redes sociais escrever o nome da criança com uma calda de chocolate (aquelas prontas, para sorvete, à venda em qualquer supermercado) no prato. Depois desta sobremesa personalizada você vai fechar seu churrasco com chave de ouro.

Pronto, em poucos minutos você disponibilizou uma banana Split que seus convidados nunca comeram antes e que certamente será lembrada e comentada por todos. Além de investir em bons ingredientes, um bom churrasqueiro não deve ter medo de experimentar novidades e colocar sua criatividade em novas combinações. Pratique o churrasco-arte!

Etiquetas: , , , ,

Comentários (2)

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por Agência BMC