Temperos Exóticos

A regra é clara: no churrasco tradicional a carne deve ser temperada apenas com sal, no máximo com sal e pimenta. Quem vai além foca no alho, na mostarda e no molho barbecue. Porém, para quebrar a monotonia, você pode inovar em alguns cortes de carne, arriscando um tempero diferente para surpreender seus convidados com um sabor exótico.

Além de variar o sabor da carne, condimentos alternativos são a solução para pessoas que precise controlar a ingestão de sal em sua dieta, como por exemplo, hipertensos. Eles dão sabor à carne, permitindo que se reduza a quantidade de sal. Então, é sempre bom ter um “plano B”, ao menos um corte de carne temperado com pouco sal cujo foco é um condimento exótico, para oferecer a quem tem esta restrição alimentar.

Carnes vermelhas pedem condimentos mais fortes. Ervas são boas aliadas na hora de temperar qualquer carne, mas, para carnes vermelhas, escolha as que tem sabor mais marcante. Uma boa opção são tomilho, cominho e salsa. Você também pode tentar o molho Chimichurri, do qual já falamos aqui. Para ousar ainda mais e dar um toque adocicado, você pode utilizar gengibre fresco ralado antes de servir. Se preferir uma versão marinada experimente uma combinação de um bom vinho tinto que harmonize com a carne e ervas da sua preferência.

Para carnes brancas, o tempero deve ser mais suave. Normalmente se opta por alecrim ou salsinha. Limão e azeite de oliva são bons aliados, mas se você quiser inovar, pode substituí-los por um bom vinho branco. Peixes podem ser servidos com um molho de alcaparras e frango com um molho pesto ou molho curry. O tradicional frango com alho ganha um toque sofisticado de você utilizar, além do alho, páprica, que ainda deixa a carne com uma coloração muito atraente. Se quer ousar ainda mais, tente marinar o frango em cardamomo e canela, você terá um sabor exótico e adocicado.

Carne de porco combina com sabores adocicados. Ela ganha um toque especial se for condimentada com mel. Você pode fazer um molho mais elaborado, misturando mel, mostarda, shoyu, limão e azeite de oliva, ou pode simplesmente finalizar a carne untando-a com mel quando ela estiver quase pronta, ainda na churrasqueira. Para ousar ainda mais, você pode marinar a carne usando como base a laranja ou o abacaxi, com canela, cravo da índia e ervas.

Estas são apenas algumas dicas, nada impede que você crie seu próprio mix de temperos, de acordo com o seu paladar, como algo fixo para seus churrascos. Você pode inclusive estoca-lo: basta colocar sal grosso em um recipiente e misturá-lo com os condimentos de sua preferência. Depois, deixe tapado por pelo mens três dias, para que os condimentos aromatizem o sal e pronto, você tem um tempero exclusivo pronto para usar! Teste, experimente, você vai descobrir uma infinidade de possibilidades.

E, para finalizar, tenha em mente que além de escolher bons temperos, é importante saber como temperar a carne, cada condimento deve ser aplicado no momento certo: alguns antes do preparo, outros durante e outros depois.

Invista em temperos exóticos em ao menos uma das carnes do seu churrasco e surpreenda seus convidados!

Etiquetas: , ,

Desenvolvido por Agência BMC