Utensílios de churrasco

Existem centenas de utensílios e acessórios para churrasco no mercado, todos prometendo facilitar a vida do churrasqueiro. Esta quantidade de itens à disposição pode gerar dúvidas sobre o que priorizar, por isso, para te ajudar a escolher, preparamos um guia dos principais acessórios que você precisa para um bom churrasco.

Vamos começar pelo básico: a faca. O ideal é ter um kit com diversos tipos de faca (para carnes cruas, para carnes assadas e até para desossar a carne). Porém, se você quer priorizar um tipo de faca, aqui vai uma dica: escolha uma com a lâmina em “V”, medindo entre 20 e 25 centímetros, um tamanho que permite mais firmeza e conforto ao utilizá-la. Com o tempo e de acordo com as suas necessidades, você vai adquirindo as outras.

A faca deve estar sempre afiada, não adianta investir em uma boa faca e deixa-la sem fio. Por isso, evite cortar ossos ou objetos duros que não sejam carne. Passar a faca em água muito quente também pode contribuir para que ela perca o fio. Por melhor que seja a faca, ela não vai cumprir seu papel se não estiver afiada, então, vale a pena investir em um bom afiador de facas.

Invista em diversos tipos de espetos. Quanto mais largo o espeto, mais peso suportará. Assim, corações de galinha podem ser colocados em espetos finos, mas peças inteiras precisam de espetos mais grossos. Uma boa opção são espetos duplos, que fixam melhor peças grandes de carne. Lembrete importante: avalie sempre o tamanho da sua churrasqueira antes de comprar o espeto, para adquirir modelos que sejam compatíveis.

Uma boa tábua para cortar a carne também é essencial. Ela deve ser grande, para comportar peças maiores, já que alguns cortes devem sr assados inteiros. O melhor material para sua tábua não é a madeira e sim o vidro, que é o material mais higiênico. Dê preferências a tábuas sem dobras, canaletas ou qualquer outro formato que permita acúmulo de líquidos em cantos, pois isso pode comprometer sua higiene.

Para manusear a carne na churrasqueira você vai precisar de um pegador grande, em forma de pinça, pois, como vimos aqui cortar ou perfurar a carne durante o preparo pode comprometer seu sabor e sua maciez. Teste o pegador e veja se ele segura de forma firme objetos com peso considerável para ter certeza de que com ele você poderá pegar qualquer peça no churrasco.

Você também vai precisar de um garfo trinchante, aquele garfo grande com dois dentes usado para segurar a carne na hora de cortá-la. Escolha um de tamanho maior, assim você poderá cortar peças inteiras de carne se for necessário.

Problemas com fogo? Nem todos temos habilidade com materiais inflamáveis. Se acender a churrasqueira é sempre um risco para você, opte por um acendedor elétrico, que proporciona precisão e segurança.

Também é possível encontrar alguns destes itens na forma de kits, o que pode facilitar a compra e a arrumação dos itens.

Com estes itens básicos e com as nossas dicas você está pronto para preparar churrascos inesquecíveis!

Etiquetas: ,

Desenvolvido por Agência BMC